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Novo! Jogo da Velha elaborado por Coruja: https://corujarpg.forumeiros.com/h1-jogo-da-velha

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    Storyteller, Storytelling

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    Mensagem por kalledemon Qui 5 Jun 2008 - 11:16

    STORYTELLER/STORYTELLING
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    Mensagem por kalledemon Qui 5 Jun 2008 - 11:18

    Esta matéria é para os novatos que querem se aventurar no Mundo das Trevas. Calma, calma, estou falando de RPG - Role Playing Game - e se você nunca ouviu falar nisso, fique sabendo que é um jogo de faz-de-conta, onde cada jogador desempenha um papel como uma peça de teatro sem roteiro... Ok, tem algumas regras, senão o caos tomaria conta com cada jogador fazendo 'o que der na telha'...

    Esta matéria irá focar o novato que deseja se aventurar no Mundo das Trevas ( World of Darkness ), mas se perde quando se depara com termos do tipo Storyteller, Storytelling, sistema 'velho', sistema 'novo'...


    Storyteller, Storytelling 2_20080521_storytelling_001


    Este RPG criado pela White Wolf é baseado em vampiros, lobisomens, magos e tudo mais que você pode encontrar nos filmes de terror! Ele utiliza um sistema chamado Storytelling. Bom, pelo menos de 2004 pra cá ( No Brasil, o Storytelling chegou em 2006 ). Antes dele, existia o Storyteller. É bom dizer que o Storytelling não é uma continuação do Storyteller. Seria mais como um sistema novo, que nasceu baseado na experiência do anterior.

    No antigo Storyteller, havia um livro de regras - chamado O Mundo das Trevas ( World of Darkness ) - e os livros de cenários mais importantes eram Vampiro: A Máscara ( Vampire: The Masquerade ), Lobisomem: O Apocalipse ( Werewolf: The Apocalypse ) e Mago: A Ascensão ( Mage: The Ascension ).

    Já no novo Storytelling, também temos um livro de regras chamado Mundo das Trevas ( World of Darkness ) e os cenários mais importantes - como era de se esperar - são melhorias dos anteriores. Portanto teremos Vampiro: O Requiém ( Vampire: The Requiem ), Lobisomem: Os Destituídos ( Werewolf: The Forsaken ) e Mago: O Despertar ( Mage: The Awakening ).


    Spoiler:

    Ok, fácil até aqui, não...?
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    Mensagem por kalledemon Qui 5 Jun 2008 - 11:30

    Você precisa do livro básico do sistema ( O Mundo das Trevas ) + o livro do cenário que você deseja jogar, como por exemplo, Vampiro ou Lobisomen ou Mago... ou outro! Como o Storyteller haviam diversos outros cenários, é possível que o Storytelling ganhe cenários novos.

    Storyteller, Storytelling 2_20080521_storytelling_002


    Algumas pessoas 'torcem' o nariz com essa mudança ( Storyteller >> Storytelling ), e é claro que facilmente você encontrará centenas de adeptos do clássico Vampiro: A Máscara por aí. Porém, essa mudança deve ser analisada com mais atenção: No sistema Storytelling, os diferentes cenários foram montados para uma melhor padronização, tornando-os mais compatíveis entre si.

    Storyteller, Storytelling 2_20080521_storytelling_003


    Basicamente, o esqueleto dos cenários seria o seguinte:

    • Existem Cinco possíveis 'Grupos', que é relativo aos seus poderes paranormais ( Clan, Aupicies ou Path, respectivamente em relação à Vampiro, Lobisomen e Mago );

    • Existem Cinco possíveis 'Afiliações', baseado na sua crença/comportamento ( Covenants, Tribes ou Orders, respectivamente em relação à Vampiro, Lobisomen e Mago );

    • Atributos de Poder de 1 à 10, onde maior o número, mais poderoso é o seu personagem ( Chamados de Blood Potency, Primal Urge, Gnosis, respectivamente em relação à Vampiro, Lobisomen e Mago );

    • Atributos de Energia, também de 1 à 10, seriam o combustível para usar seus poderes ( Vitae, Essence ou Mana, respectivamente em relação à Vampiro, Lobisomen e Mago );

    • Os Poderes que seu personagem podem aprender também tem níveis, de 1 a 5. Porém, se o Atributo de Poder for maior do que 5, é possível aumentar este poder ( Disciplines, Gifts ou Arcana, respectivamente em relação à Vampiro, Lobisomen e Mago );


    Spoiler:

    Então, toda vez que alguém te chamar para jogar World of Darkness, não tenha medo de perguntar se será usado o sistema Storyteller ou Storytelling. Mas guarde na sua memória, a relação:


    • Storyteller
      Vampiro: A Máscara ( Vampire: The Masquerade )
      Lobisomem: O Apocalipse ( Werewolf: The Apocalypse )
      Mago: A Ascensão ( Mage: The Ascension )

    • Storytelling
      Vampiro: O Requiém ( Vampire: The Requiem )
      Lobisomem: Os Destituídos ( Werewolf: The Forsaken )
      Mago: O Despertar ( Mage: The Awakening )




    Storyteller, Storytelling 2_20080521_storytelling_004


    Última edição por kalledemon em Qui 5 Jun 2008 - 11:34, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por kalledemon Qui 5 Jun 2008 - 11:33

    As informacoes dessa noticia qse n foram alteradas sofrendo so uma leve organizacao

    By Coruja: Fonte? (Ps: pode apagar este meu comentário depois de mencionar a fonte.)
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    Mensagem por Dark Side Qui 5 Jun 2008 - 20:44

    Fonte: RPG Online =D
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    Mensagem por kalledemon Sex 6 Jun 2008 - 8:02

    perfeitamente

    By Coruja: Pois vá lá e post o link direto para a página de onde você tirou a informação, visto que não é um texto de sua autoria. Veja, por exemplo, que eu e Razlen postamos os links para as anedotas na área dele. É assim que andamos junto com a lei ^_^ .
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    Mensagem por Coruja Sex 6 Jun 2008 - 16:23

    Opinião


    Mundo das Trevas


    O mundo das trevas ficou muito mais interessante. Seus mitos e mistérios se acentuaram. Seu sistema está mais dinâmico. O mundo é habitado por tudo e todos.

    A ficha de um mortal é a padrão para o mundo das trevas. Se você quiser jogar no mundo das trevas como humano, por exemplo, apenas necessitará do livro básico. Contudo, caso a aventura tome um rumo mais sobrenatural, seu personagem poderá muito bem ser transformado em vampiro, passar a uivar para a lua em forma bestial, ou despertar para o incrível e perigoso mundo da magia. Isso é possível pois toda e qualquer criatura sobrenatural é descrita como um template que simplesmente é adicionado à ficha de mortal. Simples assim. Desta forma, todas as lendas, mitos, mistérios e verdades de qualquer grupo de criaturas sobrenaturais continua existindo e sendo verdade (ou mito) para o outro grupo de criaturas. Isso nos traz uma gama enorme de motivos e idéias para se trabalhar em histórias.

    O sistema também foi aprimorado a diminuir as jogadas de dados e para diminuir as discussões. Todas as jogadas tem dificuldade 8. O que é modificado agora é a quantidade de dados que você tem de jogar. Por exemplo: Você quer mentir para uma pessoa. Você irá jogar um número de dados X com dificuldado 8. Se tiver um sucesso, você consegue convencer a pessoa de que o que você diz é verdade. Essa quantidade X de dados será o que você tem menos o que o alvo tem. No exemplo, será sua (Manipulação + Lábia)seus valores - (Percepção + Empatia)seu oponente

    Antigamente, os jogadores de WoD eram conhecidos por serem verdadeiros 'adovagos de regras'. Eles costumavam decorar os livros de ponta a ponta para poder saber de tudo. Eles conheciam a mais truncada regra opcional que existisse no jogo. Toda essa dedicação não era para auxiliar o mestre nas horas de jogo. Não... Eles se empenhavam tanto numa tentativa de sufocar o seu medo do desconhecido. Todas as pessoas temem o que desconhecem. Logo, os antigos jogadores gostavam do conforto e do poder de saber o que lhes aguardava a cada esquina e quando e como reagir a cada situação. Desnecessário dizer que isto acabava com metade da diversão. Agora, os mestres são não apenas aconselhados, mas também orientados a CRIAR novas criaturas. A White Wolf, neste esforço único, chegou a lançar um livro, Antagonistas, para orientar jovens mestres a trilhar o caminho das pedras da criação de novas espécies de criaturas sobrenaturais. Todo o método seguindo o modelo de templates, para que todas as espécies possam conviver num mesmo cenário.

    Desta forma, encerro aqui a minha opinião de primeira mão sobre o novo Mundo das Trevas.
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    Mensagem por Coruja Sex 6 Jun 2008 - 16:42

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    Vampiro, o Réquiem


    Pouco li sobre vampiro. Contudo, já posso adiantar que os mestres terão todo um material novo para melhorar as suas aventuras.

    Primeiramente, vampiros não seguem mais a lenda de Caim. Eles não são originários de Caim. O conceito dos vampiros no novo WoD surgiu da idéia de transformar todas as lendas de vampiros em verdade. Logo, temos aqueles que acreditam serem descendentes de Drácula, o primeiro vampiro. Outros acreditam serem descendentes de Longinus, o primeiro vampiro. Como podem ver, eu mencionei 2 primeiros vampiros. Este é apenas um exemplo de como a White Wolf abraçou as lendas. Qual será verdadeira? Você só saberá jogando... ou não.

    O fato é que as lendas e mitos se multiplicaram. Agora, os jogadores não precisam se prender às milhares e milhares de horas jogando sobre política e mais política. Claro que isso ainda é possível, caso os jogadores gostem de jogar sobre política vampírica. Mas o cenário abre espaço para muito mais. Se quiser, poderá viver em um mundo totalmente de filme, no melhor estilo Entrevista com o Vampiro.

    Mas, na minha opinião, a melhor mudança é o foco. Vampiros são criaturas amaldiçoadas com a morte viva. A você foi negado o direito de descançar depois da morte. Você é forçado de maneira não natural a seguir contra o fluxo da vida. Logo, não é o nascimento de um novo ser, mas a morte do que você, algum dia, já foi. E, para qualquer morte... para qualquer enterro... se compõem um réquiem. Agora, imagine o horror que é estar em um funeral onde o morto acorda e levanta-se do nada. Pior do que isso... imagine como você se sentiria se VOCÊ fosse esse morto, aturdido pela recente mudança, mas guardando as faculdades mentais o suficiente para sentir o terror da situação.

    Desta forma, encerro aqui a minha opinião de primeira mão sobre o novíssimo Vampiro, o Réquiem.
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    Mensagem por Coruja Sex 6 Jun 2008 - 16:59

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    Lobisomem, os Destituídos


    O que posso falar sobre lobisomem? Simplesmente está o máximo!

    Largando de mão a faceta dos "caras do bem que lutam contra o mal (vampiro)", lobisomem ganhou nova vida. Primeiramente, no início havia o Lobo Pai e a Mãe Lua que escreveram uma carta para a cegonha e daí nasceram filhotes. O lobo era realmente um lobo, em espírito, e a lua era realmente a lua, em carne humana. A Mãe Lua voltou para o céu e o Pai Lobo passou a liderar a recém formada matilha de lobos. A função primordial do Pai Lobo era garantir o equilíbrio em Pangea (a terra primitiva, onde os mundos material e espiritual andavam juntos). Como predador, ele caçava e destruía tudo aquilo que crescesse e se desenvolvesse demais, de forma a ameaçar o equilíbrio. Se um espírito ficasse forte demais, a ponto de ameaçar os humanos e outros seres materiais, Pai Lobo ia e matava o espírito. Se uma civilização humana se tornasse grande demais a ponto de ameaçar o mundo espiritual, Pai Lobo ia e matava metade deles, para que voltassem ao eixo. Contudo, Pai Lobo ficou velho e cansado. Então, 5 de seus filhos resolveram fazer o que se faz em qualquer matilha, onde o Alpha não dá mais conta do recado. Eles mataram Pai Lobo para tomar o seu lugar e garantir que o equilíbrio se perpetuasse.

    Os 5 foram 'amaldiçoados' e foram destituídos, ou renegados (como eu prefiro). Os outros filhos de Pai Lobo são considerados os Puros e sua única função é matar os Renegados. Você, como jogador, só poderá jogar com os Renegados. Você continua a manter a sua tarefa de guardião e protetor da Terra, mas de uma forma bem mais interessante. A White Wolf não perdeu de vista que você é, acima de tudo, um predador. Logo, você não irá simplesmente proteger a Terra. Você o fará da melhor forma, no melhor estilo filmes de lobisomem que existam por aí. A idéia é abraçar as lendas de lobisomens.

    Deixe de lado a antiga história de matar vampiros. Eles não são mais os seus inimigos naturais. Vampiros são, para você, um caçador como outro qualquer. Contudo, se um vampiro ficar forte demais a ponto de ameaçar uma civilização, caberá a você destruí-lo para preservar a civilização.

    Ah, tudo isso em conjunto com a constante caçada do mundo espiritual contra vocês. Esqueci de falar? Os espíritos não gostam nada dos lobisomens... Boa sorte no próximo uivo!

    Desta forma, encerro aqui a minha opinião de primeira mão sobre o novíssimo Lobisomem, os Destituídos.
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    Mensagem por Coruja Sex 6 Jun 2008 - 17:00

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    Mago, o Despertar


    Desculpem-me. Não li absolutamente nada sobre mago. Contudo, assim que souber de algo, volto aqui e edito o post ^_^ .
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    Mensagem por ryuujin Sex 6 Jun 2008 - 18:49

    Será que isso sai impresso aqui no Brasil? Gostei das alterações, é claro, achei meio radical terem largado de mão algumas coisas... mas é preciso e para saber se prestou ou não só jogando =D. Parabéns coruja, muito boa as descrições!

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